Vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades de Saúde de RP

0
9627
Imagem: Google

A vacina contra a febre amarela continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a população que ainda não está protegida. A dose da vacina é a única maneira segura de prevenção da doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópode). Há duas formas de transmissão de febre amarela – silvestre e urbana.

De acordo com a última atualização da cobertura vacinal da Febre Amarela, realizada em 13 de dezembro de 2018, Ribeirão Preto está com 127% da população protegida.  De 1992 até 2018, foram aplicadas 865.729 mil doses.

Segundo Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização, apesar dessa alta cobertura, deve-se considerar que esses dados foram contabilizados desde 1992 e a população do município de Ribeirão Preto mudou bastante nesse período com os movimentos migratórios, além de populações flutuantes.

“Por isso esse percentual não deve corresponder à cobertura real, provavelmente menor 100%, pois ainda temos pessoas sendo vacinadas até o momento. Lembrando também que o risco para Febre Amarela é individual, mesmo que tenhamos uma cobertura elevada, uma pessoa sem a vacina possui risco de adquirir a doença que é transmitida por vetor e possui seu ciclo silvestre. Por isso as pessoas precisam ser incentivadas a continuar procurando as unidades de saúde para verificar se sua vacinação está em dia”, frisa Mayra Fernandes.

Desde maio de 2017, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma única dose da vacina para toda a vida.

Fonte: Prefeitura Ribeirão Preto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here