Foi como escritora independente, que a jornalista Miriam Rezende Gonçalves lançou oficialmente em dezembro de 2019, o seu primeiro livro – “Alcântara, a história inspirada na História” . O evento aconteceu no deck da Livraria Cultura, da avenida paulista com grande sucesso de público e crítica. Antes, ela havia feito um pré-lançamento em um dos principais festivais literários do país, a Fliaraxá, no Cerrado Mineiro.
Agora, a autora se prepara para a turnê de autógrafos pelo país, com a primeira data agendada na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista. A sessão de autógrafos, será na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, e terá um bate-papo aeroespacial. Ativista da causa há cerca de 16 anos, com páginas publicadas desde 2012, Miriam sempre ressalta os benefícios que a conquista espacial pode trazer para as mazelas e problemas na Terra.
O livro já tem projeto para virar filme e também um seriado, o ineditismo do tema tem atraído diversos convites para a autora, que explica que o diferencial deste projeto, é o fato de trazer à tona, em um thriller de suspense, uma tragédia com heróis nacionais, que teve repercussão internacional. Afinal, foi para aproveitar o vasto material de pesquisa da autora, guardado desde a terceira e última tentativa frustrada de lançamento de um satélite brasileiro, no ano de 2003, quando 21 técnicos que estavam na plataforma morreram.
“A tendência é de que a próxima década será marcada pela nova fronteira espacial no mundo todo. É muito importante o Brasil entrar neste mercado bilionário, uma vez que temos um dos melhores espaço-porto do planeta, o centro de Lançamento de Alcântara. Eu perdi um primo no acidente, e a minha tia, mãe dele, foi se recuperar do trauma em minha casa, e como não podia deixar ser meu envolvimento com Alcântara é orgânico, uma missão que abracei na vida.” – revela a autora.
O livro tem um tom de mistério, com pitadas de suspense, ação, romance e aventura, e claro, trata-se de uma obra de ficção. Sobre as polêmicas que cerceiam a base espacial, quando esteve na cidade de Alcântara, Miriam Rezende Gonçalves escutou com carinho os líderes quilombolas, tanto que retratou em seu livro essa perspectiva, e foi fiel à cultura do povo do quilombo.
Prestes à cair na estrada, e decolar como um foguete, as próximas cidades a receber a autora, serão Barbacena e Brasília.