A Polícia Civil através da DEIC (Departamento Estadual de Investigações), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (5/11), em Ribeirão Preto, pela segunda fase da Operação 404, contra pirataria em serviços de TV por assinatura, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança em dez estados.
Segundo informações da Polícia Civil, os agentes do DEIC com apoio dos Policiais Civis da 1ª DIG (Delegacia Investigações Gerais) de RP, iniciaram as diligências às 6h em apartamentos e empresas nos bairros Parque São Sebastião, Vila Abranches, Parque dos Lagos e Jardim Palmares, todos localizados na zona leste da cidade.
A Operação 404, mira a atuação de técnicos de empresas de telecomunicações suspeitos de desviar o sinal de transmissão e vender aparelhos com todos os canais abertos e ilimitados mediante o pagamento de parcelas únicas ou assinaturas mensais que variam de R$ 20 e 35.
Nos imóveis e empresas foram apreendidos, documentos e aparelhos que seriam usados nas práticas criminosas serão levados para São Paulo. Nenhuma prisão foi confirmada durante a manhã.
Pirataria digital
Os cinco mandados cumpridos na cidade de Ribeirão Preto, estão entre os 25 em todo o país pela segunda fase da Operação 404, nome que faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.
Além das buscas, foi determinado o bloqueio de 252 sites e 65 aplicativos de streaming que transmitiam filmes, séries e televisão de forma ilegal.
Na primeira fase da operação 404, desarticulada no ano de 2019, oito pessoas foram presas em flagrante, além do cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados. Os alvos eram suspeitos de operar 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming.