Um fumeta de 18 anos, foi preso em flagrante após tentar subornar Policiais Militares durante uma abordagem na manhã deste sábado (19/6), na rua Santos Dumont nas imediações da região da baixada no Centro de Ribeirão Preto.
Segundo informações da PM, durante o patrulhamento ostensivo pela região, os Policiais depararam com um indivíduo, que ao avistar a presença dos Militares apresentou certo nervosismo, tentando se evadir – sendo contido na sequência. Durante a abordagem Policial, os PMs localizaram na posse do fumeta – uma porção de maconha, ao indaga-ló, ele disse ser usuário, porém sua família não sabe do vício.
De acordo com a PM, durante a conversa com os Militares, ele disse que não poderia (passar esta vergonha para família), por tal motivo, ofereceu R$ 100 (cem reais), em duas parcelas – a quantia de R$ 50 (cinquenta reais) na hora, e, depois iria até o banco sacar o restante do valor – para não ser conduzido para CPJ (Central de Polícia Judiciária).
Após o ato, o fumeta foi preso em flagrante pelo crime de “Corrupção Ativa”. O fumeta foi conduzido para Delegacia, sendo autuado em flagrante, ficando a disposição da Justiça.
“A corrupção ativa se enquadra nos crimes praticados por particular contra a administração pública e ocorre se alguém “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”. A pena é de reclusão e varia de dois a doze anos de reclusão e multa.”