A Polícia Civil, durante investigação desenvolvida pelo Centro de Inteligência de Ribeirão Preto, na presente data deflagrou a Operação Limpidus (termo latim, que significa limpeza, transparência), com o objetivo de cumprir 09 mandados de busca e apreensão, cujas diligências estão sendo realizadas na cidade de Cajuru e um local na cidade de Serra Azul, visando a apreensão de objetos e documentos.
As buscas estão sendo realizadas na Prefeitura Municipal de Cajuru (setor de licitações), nas residências de dois vereadores de Cajuru, de um servidor municipal, de dois empresários e em duas empresas.
A operação foi desencadeada pela Delegacia Seccional de Ribeirão Preto e contou com apoio operacional de equipes da Polícia Civil de Jardinópolis, Serrana, São Simão, CPJ Integrada e DEIC, somando 40 policiais civis e 10 viaturas. Apuram-se os crimes de fraude em licitação, corrupção passiva e ativa, e organização criminosa.
Resumo das investigações:
Após investigações foi possível identificar possível fraude em licitação realizada para a contratação de transporte de escolares, cujos valores dos contratos perfazem cerca de dois milhões e meio de reais anual.
Há indícios ainda de que dois vereadores da cidade, com o objetivo de obter vantagem financeira para si e para familiares coagiram empresários a ceder para eles algumas das linhas de transporte escolar contratadas para eles explorarem, evidentemente que de forma dissimulada uma vez que não é permitida na contratação a terceirização ou sublocação do serviço.