Agentes da Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto prenderam, na manhã desta quinta-feira (22), um homem suspeito de abuso sexual infantil e disseminação de imagens de nudismo e pornográficas de crianças e adolescentes, através da rede anônima conhecida por Darkweb.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão contra o homem, que é morador de Ribeirão Preto. Ele estaria utilizando a rede paralela de computadores há vários anos para cometer crimes relacionados ao abuso sexual infantil.
Darkweb vem do termo Internet obscura ou endereço sombrio e refere-se a servidores de rede disponíveis na Internet, acessíveis somente através de ferramentas, configurações ou autorizações específicas que dão um elevado nível de anonimato tanto a quem publica os conteúdos como a quem os consulta.
As investigações da PF foram iniciadas no âmbito da Força Tarefa de Investigações na Darkweb através da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI) da PF e a Delegacia em Ribeirão Preto foi quem efetuou a prisão e as apreensões.
Foram apreendidos diversos equipamentos, que serão analisados por especialistas para verificar eventuais vítimas e outros envolvidos em atos criminosos.