Uma grande operação foi deflagrada, no início da manhã desta sexta-feira (26), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de São Paulo (MPSP). A “Operação Paralelo 16” contou com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).
Segundo informações, o objetivo é combater ação de integrantes de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios, com ramificação nacional. Por determinação da Justiça, foram cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão, em endereços localizados em diversos bairros e comunidades de Ribeirão Preto.
As investigações do GAECO revelaram a atuação e o domínio da facção criminosa em diversos bairros, regiões e comunidades da cidade, locais onde eram impostas normas e regras, com uso de violência e coação. O grupo, de acordo com informações, estaria agindo como um poder paralelo criado pela organização criminosa.
Os líderes da da organização criminosa atuavam no controle do tráfico de drogas, administrando pontos de venda de entorpecentes e abastecendo esses pontos, localizados nos bairros e comunidades. Com o intuito de combater a atuação da facção na cidade de Ribeirão Preto, vários materiais foram apreendidos. A partir da análise deste material, será dado prosseguimento nas investigações e novas diligências não estão descartadas.