A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, (10/9), por meio da Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto, mais uma fase da “OPERAÇÃO LEAFDOWN”, visando desarticular um grupo criminoso voltado à disseminação de conteúdo de arquivos de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet.
No final de julho, foram cumpridos mais de 40 mandados de busca e apreensão nas cinco regiões do país, com mais de 20 prisões.
Um LIXO DA SOCIEDADE foi preso em flagrante pelo armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O SAFADO VAGABUNDO foi conduzido para a sede da PF em Ribeirão Preto, onde prepara depoimentos e será levado para CADEIA. Esse crime tem pena máxima de 4 (quatro) anos de prisão.
O SAFADO VAGABUNDO poderá responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de associação criminosa, prevista no Código Penal. Esses crimes possuem penas máximas que pode chegar, somadas, a 13 (treze) anos de prisão.
Destaca-se que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes.
O nome da “OPERAÇÃO LEAFDOWN” faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.
Ressalta-se a importância da participação da sociedade ao denunciar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.
As investigações seguem em andamento.