Gravidas, idosos e deficientes poderão ter agendamento prioritário nas agências bancárias durante a pandemia do novo Coronavírus. O projeto do vereador Igor Oliveira (MDB) foi publicado no diário oficial desta quinta-feira (23).
Segundo o vereador, a propositura veio após uma fiscalização feita por ele nas agências da cidade. Muitas pessoas, principalmente idosos, acabaram ficando muito tempo na fila, expostos, sem nenhum regramento, contrariando o que preconiza a Organização Mundial da Saúde.
Atualmente a cidade conta com 127 agências bancárias.
Essa é uma vitória das pessoas que mais precisam. Em época de pandemia, aglomerar as pessoas na, expostas ao sol, sem nenhum tipo de conforto é muito cruel. Os bancos ganham muito dinheiro, não podem tratar seus clientes dessa forma – afirmou Igor Oliveira.
O que fala o projeto
Os bancos ficam obrigados a disponibilizar agendamento para atendimento prioritário a idosos, gestantes e deficientes físicos, durante a pandemia do Covid-19 (Coronavírus), e agendamento será feito pelo telefone, site ou aplicativo do próprio banco.
No caso da impossibilidade do agendamento, a agência bancária deverá disponibilizar horário exclusivo de atendimento para idosos, gestantes e deficientes físicos.
Havendo descumprimento, a multa será de 100 UFESPS por infração.
A lei entra em vigor já a partir da publicação no Diário Oficial do município.