Uma jovem de 26 anos morreu no último sábado (2) vítima de dengue grave (hemorrágica) no Hospital Santa Lydia, situado na rua XI de Agosto no bairro Campos Elíseos na zona Norte de Ribeirão Preto.
Segundo informações de familiares, a jovem identificada como Jackeline Michele Lima Jorge, ela deu entrada no hospital e recebeu tratamento para Covid-19 o novo coronavírus. “Quando levaram a minha irmã para a UTI informaram que o pulmão dela estava tomado pelo vírus”, disse Talita Caloi, de 28 anos, irmã da vítima. “Ela chegou andando ao hospital e saiu morta”, continuou.
Ainda de acordo com a família, Jackeline foi enterrada de acordo com o protocolo da Covid-19, ou seja, caixão lacrado e sem velório.
A jovem foi enterrada no mesmo sábado, às 16h30, no Cemitério Bom Pastor. A certidão de óbito consta o novo coronavírus como causa suspeita da morte.
Nota da Secretária da Saúde Municipal
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Jackeline passou pelo primeiro atendimento no dia 28 de abril, mas os médicos não suspeitaram de dengue. “Hipótese diagnóstica na data não foi dengue. Paciente passou por atendimento, foi medicada, liberada e orientada a retornar em caso de não melhora ou piora”, informou a prefeitura, por meio de nota.
“Novamente, atendida em 29/04/2020, já com quadro de dengue grave, foi imediatamente – regulada para hospital Santa Lydia”, seguiu a prefeitura.
“A paciente apresentou exame positivo para dengue, e como evoluiu para insuficiência a respiratória aguda grave, (principal sintoma de coronavírus), não se descarta a presença de coronavírus também ou concomitante. De toda forma, o material para exame de covid-19 foram coletados , mas ainda sem resultado. Isso justifica a abordagem dada a paciente”, finalizou a prefeitura.
Caso o resultado do teste para coronavírus seja negativo e a morte seja confirmada como causada pela dengue, será o terceiro óbito confirmado pela doença no ano corrente.