Policiais Civis de dez estados e o (MJ) Ministério da Justiça deflagraram nesta sexta-feira (6/11), a sétima fase da Operação Luz da Infância, com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet no Brasil e em mais quatro países. Em Ribeirão Preto, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nos qual resultou na prisão em flagrante de um homem de 71 anos.
Segundo informações da Polícia, na cidade de RP, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, duas pessoas foram conduzidas até a sede da 1ª DIG / DEIC do Deinter 3, um dos acusados um homem de 71 anos, foi preso em flagrante, pois no computador apreendido na sua casa no Planalto Verde, continha sites pornográficos com conteúdos de crianças.
Ao todo operação cumpre 137 mandados de busca e apreensão em dez estados – Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há também frentes de ação na Argentina, Panamá, Paraguai e nos Estados Unidos (EUA). Segundo o ministério, nos EUA há medidas sendo cumpridas nas cidades de Knoxville, Nashville, Dallas, Raleigh e Pittsburgh.
Mais detalhes sobre a operação serão apresentados ainda hoje durante entrevista coletiva.
No Brasil, a legislação prevê pena que varia de um a quatro anos para quem armazena esse tipo de conteúdo. O compartilhamento de materiais desse tipo pode resultar em penas de três a seis anos e, no caso de produção de conteúdo relacionado a crimes de exploração sexual, a pena varia de quatro a oito anos de prisão.