Um encanador de 45 anos, ficou ferido após uma explosão com alumínio em pó com soda caustica durante uma tentativa de desentupir um cano na cidade de Monte Alto. A vítima foi socorrida com ferimentos para Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-UE) de Ribeirão Preto.
Segundo informações da Polícia, funcionários do HC-UE acionaram os Policiais Civis após dar entrada naquele local um homem de 45 anos, com ferimentos nos braços, pescoço e rosto após uma explosão química entre alumínio em pó com soda caustica “que seria usado para desentupir um cano”.
Após o fato, a vítima foi socorrida para uma unidade hospitalar da cidade de Monte Alto – sendo transferida para o HC-UE, onde passou por atendimento médico e foi liberado.
O caso segue em investigação.
Quais são os cuidados ao usar soda cáustica?
Se fosse possível resumir os cuidados com soda cáustica em uma só palavra bastaria dizer: proteção.
Assim, ao usar soda cáustica para limpar a caixa de gordura na fabricação de sabão caseiro, o primeiro passo é evitar que o produto entre em contato com a pele e os olhos.
Para isso você deve usar luvas grossas e óculos de proteção e botas de plástico (ou calçados fechados).
Já as roupas usadas durante o manuseio da soda devem ser compridas, para evitar ao máximo o contato do produto com a pele. Ao diluir a soda cáustica, você não deve jogar água em cima do produto, pois isso gera uma reação explosiva. O correto é adicionar as escamas ou pedaços gradualmente no recipiente com água.
Para evitar acidentes e preservar todas as propriedades da soda cáustica, também é necessário adotar alguns procedimentos específicos no seu armazenamento.
É sobre esse assunto que falaremos agora, na última seção do nosso artigo.